domingo, 21 de julho de 2013

Expedição científica mostra Oceano Antártico


Um grupo de 49 cientistas do Instituto Alfred Wegener (AWI), que está percorrendo o Oceano Antárctico durante o período de inverno, entre Junho e Agosto, documentou em fotos como se desenvolvem as pesquisas no continente gelado. O destino é o Mar de Wednell, totalmente coberto de gelo.
A equipe faz parte do Centro Helmholtz para Pesquisa Polar e Marinha, viajando no navio RV Polarsten, um dos poucos especializados neste tipo de cruzeiro, além de 44 tripulantes.
Nesta época do ano, enfrentam a temperatura de cerca de 30 graus abaixo de zero e apenas algumas horas de luz do dia até o anoitecer.
“A Antárctica tem papel fundamental no ecossistema da Terra”, destaca a equipe internacional liderada pelo professor Dr. Peter Lemke do Instituto Alfred Wegener (AWI).
Dr. Lemke espera obter dados básicos sobre o inverno antárctico. “É o lugar onde se formam as águas profundas, que dirigem as correntes oceânicas globais”, acrescenta o relatório.
“No meridiano de Greenwich até a costa da Antárctica, a equipe pretende investigar, por exemplo, a questão fundamental de por que o gelo do mar da Antárctida está se expandindo aos poucos, enquanto a cobertura de gelo do mar do Árctico está diminuindo constantemente”, disse ele.
A segunda investigação analisa os mecanismos que permitem ao ecossistema do Oceano Austral voltar à vida após o longo, frio e escuro inverno.
Fonte: EpochTimes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sismo de magnitude 3.3 registado a sul de Sines.

O IPMA registou na noite de sexta-feira um sismo de magnitude 3.3 a cerca de quatro quilómetros a sul de Sines. O abalo aconteceu pelas 23:3...