quinta-feira, 30 de maio de 2013

Países europeus chegam a acordo para limitar excesso de pesca


França e Espanha lideraram decisão para reduzir 'descartes'. Nome designa a prática de jogar ao mar o pescado de menor valor comercial.


Os países da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu (PE) alcançaram um acordo na madrugada desta quinta-feira (30) sobre os principais pontos da reforma da Política Pesqueira Comum (PPC) e para evitar a sobrepesca a partir de 2014.
Após meses de difíceis negociações, a Comissão Europeia (CE), o Conselho Europeu (CE) e a Eurocâmara alcançaram um compromisso para limitar de maneira progressiva de 7% a 5% os descartes, como se denomina a prática de devolver ao mar a pesca de escasso valor comercial.
O Parlamento, que buscava uma proibição total desta prática, finalmente aceitou a proposta dos países membros da UE. Vários países europeus, liderados por França e Espanha, aceitaram reduzir de 7% para 5% os descartes, para, desta maneira, garantir um acordo na Eurocâmara.
"Estou muito satisfeito por termos acordado uma política que é realista, prática e que se baseia na sustentabilidade. É uma política que assegurará uma indústria vital, saudável e vibrante no futuro", considerou o ministro irlandês da Pesca, Simon Coveney, cujo país assume a presidência rotativa da UE.
Grupos ecologistas saudaram o acordo. O grupo Oceana comemorou o compromisso, que "restabelecerá a saúde" de nossos mares.
Fonte: G1


Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...