quinta-feira, 30 de maio de 2013

Tiago Pitta e Cunha: “O mar tem que ser sinónimo de futuro”


Portugal esteve 40 anos sem ver o valor do mar, "e é necessário desmistificar o mar como sinónimo de passado e sim do futuro”, explicou Tiago Pitta Cunha, ao apresentar os resultados de um estudo elaborado com a Cotec, “Blue Growth for Portugla”, hoje no Fórum do Mar, que tem lugar na Exponor até amanhã.
Para o consultor do Presidente da República para os assuntos da Ciência, Ambiente e do Mar, é fundamental olhar “para a economia real, para hoje e não para o futuro”, para isso o país “tem que apostar no transporte marítimo, na construção e manufactura do transporte marítimo e em mais matéria prima, pescado, onde a aquacultura tem um papel fundamental” e também “perceber onde devem ser aplicados os apoios”.
Para além disso, apostar na “clusterização ao longo das cadeias de valor, é preciso que as empresas se unam, porque o segredo já não é a alma do negócio”.
No que diz respeito ao transporte marítimo, Tiago Pitta e Cunha refere que "na nossa economia real é um setor estigmatizado, que equivale a 350 milhões de euros por ano, o que não é nada, devia significar milhares de milhões, como acontece na Bélgica, por exemplo".
E o transporte marítimo "é fundamental para a construção e renovação naval, ou seja, toda a indústria naval, porque o resultado de ter acabado com o transporte marítimo foi o fim da industria naval".

Para além disso, acrescenta, "temos que desenvolver a fileira do pescado, incluindo a aquacultura", sem esquecer a indústria transformadora "que foi capaz de fazer um trabalho fantástico na divulgação dos benefícios dos produtos do mar para a saúde, e que se organizou, basta pensar que em 2004 as exportações desta fileira eram de 200 milhões de euros e agora rondam os 900 milhões de euros".
Fonte: Dinheiro Vivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Japão aponta para porta-contentores de próxima geração para emissões zero.

As japonesas Imoto Lines ( Empresa de navegação)  e a Marindows ( Empresa de software marítimo), formaram um consórcio para, com o apoio do ...