As praias fluviais do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, têm nas borboletas um novo atractivo para os visitantes neste verão, com a possibilidade de observação de mais de 40 espécies, divulgou a autarquia transmontana.
A oferta será disponibilizada pela Estação de Biodiversidade de Santa Combinha, com inauguração agendada para sábado, e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, a Tagis (Centro de Conservação de Borboletas de Portugal) e a Associação Geoparque Terras de Cavaleiros.
Esta estação é um espaço inserido na Paisagem Protegida do Azibo que passará a ser “um ponto de visita adicional para os adeptos do turismo da natureza” numa zona que alia o lazer em torno das praias fluviais da albufeira do Azibo e a conservação e turismo da natureza.
A nova proposta convida a um percurso pedestre com mais de dois quilómetros e meio, ao longo do qual é possível observar 43 espécies de borboletas diurnas das 135 espécies que se conhecem em Portugal continental, de acordo com informação divulgada pela autarquia.
Além de “uma vista privilegiada sobre a Serra de Bornes e a Serra do Cubo, com as abundantes manchas de sobreiros e carvalhos, o trabalho de preservação do percurso pedestre e da biodiversidade existente nesta área possibilita a existência de um número significativo de borboletas diurnas, libelinhas e libélulas, cuja amostragem foi feita ao longo de um ano no âmbito do programa Macedo Natura, financiado ao abrigo do ON2 - O Novo Norte”, esclareceu.
A estação de Biodiversidade de Santa Combinha está localizada “numa área de elevada riqueza biológica e paisagística, tem como ponto de partida e chegada o Miradouro de Santa Combinha e integra um conjunto de painéis informativos de modo a facilitar a interpretação dos valores naturais existentes”.
Os responsáveis locais asseguram que o grau de dificuldade deste passeio é “muito fácil” e tem a duração aproximada de uma hora.
A zona do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, é um dos locais mais procurados pelos veraneantes, no distrito de Bragança, com duas praias fluviais com Bandeira Azul e uma das quais foi eleita para as Sete Maravilhas das zonas balneares de Portugal.
O local está também classificado como praia acessível a pessoas com deficiência e proporciona várias actividades ao ar livre, nomeadamente a observação de fauna e flora.
Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:
Enviar um comentário