Segundo avança o Jornal de Negócios, a ETE - Empresa de Tráfego e Estiva notificou esta quinta-feira a Autoridade da Concorrência (AdC) da aquisição do controlo exclusivo da sociedade TSA — Terminal de Santa Apolónia, que detém atualmente em partes iguais com a GSMarítima, do grupo Sousa.
A compra segue-se à determinação da AdC em dezembro do ano passado de que o grupo Sousa, com sede no Funchal, teria de alienar a sua participação de 50% na TSA, concessionária do terminal multipurpose de Lisboa, no Beato, para poder entrar no capital - partilhando o controlo com a Yilport - da Sotagus, concessionária do terminal de contentores de Santa Apolónia.
O regulador referia então ter aprovado esta operação em que o grupo Sousa e a Yilport assumem o controlo conjunto da Sotagus, que até então totalmente detida pelo grupo turco, mas mediante alguns "remédios" para "mitigar as preocupações concorrenciais". Na altura a AdC concluiu que a operação colocava riscos de impactar negativamente a concorrência, uma vez que o grupo Sousa passaria a controlar, ainda que em conjunto, os dois terminais concorrentes no porto de Lisboa.
A ETE - que pertence ao grupo ETE, o qual desenvolve atividade nas áreas das operações portuárias - é uma empresa de estiva que se dedica à realização de operação portuária no porto de Lisboa, sendo concessionária do terminal multipurpose do Poço de Bispo e realizando operação ao largo de carga e descarga de navios.
Sem comentários:
Enviar um comentário