sábado, 29 de junho de 2024

Possível conflito Israel - Hezbollah faz EUA reforçar a zona.


O receio de um conflito entre Israel e o Hezbollah, tem aumentado a tensão no Médio Oriente, havendo um risco elevado adicional.

Devido a essa pressão adicional, os EUA enviaram o navio de assalto USS Wasp e respectivos fuzileiros navais para o Mar Mediterrâneo, dadas as hipóteses de eclodir essa possível guerra, que tem tudo para aumentar o prolongar do conflito na região e elevar para um evento de larga escala.

O USS Wasp irá juntar-se ao USS Oak Hill e o USS New York compondo assim o Amphibious Ready Group. Embora Israel-Líbano tenha estado envolvido em conflitos regularmente desde o início do conflito Israel-Hamas, a situação tem sido bastante intensa nas últimas semanas, com especialistas dizendo que uma guerra entre os dois é possível. Milhares de pessoas continuam deslocadas devido à instabilidade que estes conflitos criaram.

O Hezbollah é patrocinado pelo Irão e tem grandes partes do Líbano sob o seu controlo. É o maior grupo da região, juntamente com os Houthis, o Hamas e a Jihad Islâmica Palestina. O Hezbollah opõe-se a Israel e acredita que este último não deveria existir.

Como sempre, a marinha mercante e o comércio global sofrem mais um revés, num ano complicado e com obstáculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"D. João II": A revolução naval da Marinha que vai custar 132M€ ao Estado

Segundo avança a SIC, a nova "joia da coroa" da Armada Portuguesa foi apresentada na Roménia.  Por enquanto não passa de um projec...