sábado, 29 de junho de 2024

Houthis dispararam novo míssil de “longo alcance” contra navio da MSC


Os Houthis atacaram outro navio porta-contentores da MSC - Mediterranean Shipping Company. 

O porta-voz dos Houthis, Saree Yahya, afirmou no canal de televisão do grupo rebelde apoiado pelo Irão que um “novo míssil” foi disparado contra o MSC Sarah V com capacidade de 4.657 TEU, construído em 2000, com bandeira da Libéria, no Mar da Arábi. 

A UKMTO -  Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido afirmaram que o comandante do MSC Sarah V relatou uma explosão perto do navio, enquanto ele estava a 246 milhas náuticas a sudeste de Nishtun, no Iémen. A UKMTO afirmou que: “A tripulação está segura e o navio está seguindo para o próximo porto de escala. As autoridades estão investigando.” 

O Centro Conjunto de Informações Marítimas das Forças Combinadas disse que o MSC Sarah V conseguiu esquivar-se do míssil, sem danos. Dados de rastreio de navios do EconDB mostram que o MSC Sarah V, que está atribuído ao serviço INDUSA da MSC ( Subcontinente Indiano-Costa Leste dos EUA ),  partiu do porto de Colon, no Panamá, em 27 de maio e devia chegar ao porto de Khalifa, em Abu Dhabi, em 28 de junho. 

Embora Saree tenha alegado que o MSC Sarah V foi atacado por ser um navio “israelense”, os dados do EconDB mostram que o navio é mesmo propriedade da MSC. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

"D. João II": A revolução naval da Marinha que vai custar 132M€ ao Estado

Segundo avança a SIC, a nova "joia da coroa" da Armada Portuguesa foi apresentada na Roménia.  Por enquanto não passa de um projec...