quarta-feira, 5 de junho de 2024

CPPI: Porto de Lisboa e Sines mais bem posicionados.


Os Portos de Lisboa e de Sines, são os portos nacionais mais bem posicionados no CPPI.

O CPPI, ( Container Port Performance Index), é um ranking elaborado pela S&P Global Market Intelligence e o Banco Mundial.

O objectivo do Índice de Desempenho Portuário de Contentores é identificar áreas a melhorar que possam, em última análise, beneficiar todas as partes envolvidas, desde dos armadores marítimos, governos nacionais e consumidores.

A movimentação portuária pode ser estimada com medidas que incluem uma série de variáveis, incluindo tonelagem de carga, contentores (TEU) e escalas de navios. Capacidade Portuária – Medida da movimentação máxima que um porto e os seus terminais podem movimentar durante um determinado período, que pode ser medida em toneladas, TEU ou outras unidades.

O Porto de Lisboa, teve uma evolução relevante e significativa, passando da 216° posição em 2022, para o 134.º posto nesta edição de 2023.

O Porto de Sines, é o segundo porto português encontrado no ranking, ocupando um modesto 135° lugar ( tendo em conta o seu potencial portuário). 

O Porto de Leixões, foi o que teve a maior descida, passando da 175° posição em 2022, para a 290° posição do ranking.

O Porto de Setúbal faz a sua estreia na edição de 2023 do CPPI, aparecendo na 351°  no ranking geral.

O melhor Porto Europeu é Algeciras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Investigador do MARE lança livro sobre a biologia do polvo

O investigador do MARE Rui Rosa é o editor principal, do recentemente lançado livro “Octopus Biology and Ecology” (Academic Press, Elsevier)...