quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Startup cria analgésico para dor crónica a partir do Mar do Algarve.


Segundo avança o Público, a Startup Sea4Us está muito próxima de alcançar o licenciamento de um novo tipo de analgésico que foi encontrado em organismos marinhos da costa do algarve, que poderá ser um enorme passo para o alívio de dores crónicas de centenas de milhões de pessoas em redor do mundo

Após mais de uma década de investigação, esta startup portuguesa do sector da biotecnologia avançada, localizada em Sagres, não esconde o plano de vender o resultado da investigação a um dos gigantes da indústria farmacêutica mundial.

Startup desenvolve analgésico para dor crónica a partir do mar algarvio

A dor crónica é uma doença que aflige uma em cinco pessoas em todo o mundo, proporção que, no entanto, é superior na população portuguesa, disse à agência Lusa Pedro Lima, investigador e director científico da Sea4Us.

A Startup está a desenvolver o primeiro analgésico marinho não opióide que, se tudo correr como está planeado, terá eficácia no tratamento da dor crónica sem provocar qualquer tipo de dependência ou de efeitos secundários, porque não afecta o cérebro de forma central.

O muito provável futuro novo medicamento é possível graças às características particulares de organismos marinhos que evoluíram e estão incrustados nas rochas de grutas e cavidades da costa algarvia, perto de Sagres, no distrito de Faro.

Foto: LUSA/Luis Forra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lisnave manifesta interesse na renovação da concessão junto do Estado

A Lisnave já manifestou junto do Governo o interesse na renovação do actual contrato de concessã e prevê um plano de investimentos de 400 mi...