quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Portos em Portugal com melhor performance que Espanha.


De acordo com a AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, os portos nacionais  tiveram uma melhor performance geral que os espanhóis nos primeiros cinco meses do ano, de acordo com os dados disponíveis.

 De acordo com o relatório relativo ao mês de Maio, onde se efectuou o enquadramento ibérico da actividade portuária, ambos os portos registaram perda de cargas, sendo que a nível nacional, existiu uma baixa de 0,5%, contra a descida de 3,5% dos portos do país vizinho.

 Em relação a 2022, Portugal ultrapassou Espanha em matéria de carga geral (perdas de 0,9% contra 5,8%) e nos granéis sólidos (ganhos de 7,5% contra 1%. Espanha só ultrapassou Portugal no segmento de granéis líquidos ( 2,1% contra 3,6% )

 Em relação ao mesmo período, mas no segmento contentorizado, os dados da AMT revelam que Portugal esteve melhor que Espanha nas perdas (-6,1% contra  -8,3%),  sendo que na questão do hinterland, os papeis inverteram-se com os portos nacionais piores que os espanhóis, havendo ainda compensação pelos resultados obtidos pelo transhipment.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Exigência da COSCO põe em risco acordo MSC–BlackRock nos portos do Panamá.

A exigência da COSCO de assumir uma posição maioritária está a colocar em risco o acordo para a gestão de portos no Panamá, no qual particip...