Nos
primeiros seis meses de 2023 foram movimentadas cerca de 5,5 milhões de
toneladas no Porto de Lisboa, um aumento de 6,3% face ao mesmo período de 2022.
A melhoria
no desempenho dos vários segmentos durante este período justifica o crescimento
verificado, nomeadamente da carga contentorizada, granéis líquidos e granéis
sólidos, bem como o aumento do número de navios.
No primeiro semestre de 2023, um dos destaques vai para o crescimento em 10% de navios que escalaram o Porto de Lisboa: 1.086, dos quais 827 de carga. Este número representa um aumento de 97 navios comparando com o mesmo período do ano anterior.
Outro dos destaques vai para o crescimento dos granéis sólidos e líquidos, com um aumento de 5% e 18,2%, respectivamente, face aos primeiros seis meses de 2022. Nos sólidos foram alcançadas as 2.594.909 toneladas no primeiro semestre do ano, enquanto nos líquidos se atingiram as 742.840 toneladas.
O crescimento muito positivo registado nos granéis líquidos está relacionado com o bom desempenho do Terminal de Líquidos do Barreiro – Alkion – que passou a movimentar mais carga para Espanha, principalmente amoníaco.
De janeiro a junho de 2023, a carga contentorizada atingiu 1,6 milhões de toneladas, um valor que representa um crescimento de mais 7,4%, face ao período homólogo. De destacar o crescimento do Terminal de Contentores de Alcântara – Yilport Liscont - em 21%, sendo que as exportações efectuadas através do mesmo, quando comparadas com o período homólogo cresceram 18%, e as importações 29%.
O balanço do primeiro semestre de 2023 revela-se, assim, bastante positivo, com um crescimento sustentado nos vários segmentos, justificado pelas características únicas do Porto de Lisboa para processar todos os tipos de cargas.

Sem comentários:
Enviar um comentário