sexta-feira, 14 de julho de 2023

Porto de Aveiro e AP Corunâ analisam hipótese "Corredor Verde Marítimo."


O Porto de Aveiro recebeu esta semana, a visita do Presidente e do Director geral da Autoridade Portuária de A Coruña, Martín Prado e Juan Freire, respectivamente. “Durante a manhã as duas autoridades portuárias reuniram, tendo tido oportunidade de discutir e analisar a possibilidade de colaboração em projectos estratégicos, com destaque para as energias renováveis offshore”, adianta um comunicado.

“Os projectos de descarbonização bem como a possibilidade de estabelecer um corredor verde marítimo entre Aveiro e a Corunha foram outros dos assuntos abordados”. Uma oportunidade de colaboração futura, atendendo a que o Porto da Corunha pretende tornar-se “num hub no fabrico de componentes eólicos offshore, com destino ao norte da Europa, através do seu porto exterior de Punta Lagosteira, tendo, neste momento, em carteira, um conjunto de empresas interessadas.”

O Porto de Aveiro, para além de ser um dos principais portos nacionais de movimentação de componentes para a indústria eólica, tem na sua área portuária uma unidade industrial de produção de componentes de energia eólica offshore, a CSWIND Portugal. nesta altura, está a decorrer um procedimento para manifestação de interesse em três parcelas situadas na ZALI, com uma área total de 192 090 m², para a instalação de unidades industriais dessa área de negócio.

Os administradores portuários “reforçaram a necessidade de aprofundar o relacionamento entre os dois portos, aproveitado as sinergias existentes, com vista ao desenvolvimento não só da indústria offshore e das energias renováveis, mas também da descarbonização impulsionando o uso de energias verdes”.

A visita aconteceu na sequência da participação de ambas as autoridades portuárias na ‘Plataforma dos Portos da WindEurope’, associação que promove o uso da energia eólica na Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma grande greve nos portos está próxima de acontecer nos EUA

Mais de 30 portos — incluindo 5 dos 10 mais movimentados da América do Norte — podem ficar sem nenhum tipo de  operação portuária nos próxim...