quinta-feira, 6 de julho de 2023

O que são transhipment e portos de transhipment?


É um envio directo? Uma pergunta comum feita ao enviar mercadorias para o exterior. O embarque directo é o oposto do transhipment ou transbordo. Esses dois termos são usados ​​em todos os modos de transporte, seja terrestre, marítimo ou aéreo. Para entender o que é transbordo, vejamos primeiro o direct shipments ou envio direto.

Direct Shipments/Envio Directo

Quando as mercadorias forem transportadas do local A para Z e forem carregadas a bordo de um navio que navegue directamente do porto A para o porto Z, onde o porto A é o porto de primeiro carregamento e o porto Z é o destino final da carga, é chamado de remessa directa. O navio pode navegar directamente dos Portos A a Z sem parar em nenhum outro porto ou fazer escala em outros portos no caminho para receber ou descarregar outras cargas.

Transhipment/Transbordo

Quando as mercadorias precisam ser descarregadas num porto intermediário e carregadas num navio diferente para fazer a sua viagem até ao seu destino final, isso é chamado de transbordo. O porto ou portos onde é descarregado para levar a embarcação de ligação é chamado de porto de transbordo. O navio de ligação pode ser programado para partir após um dia ou mais, durante o qual as mercadorias terão que permanecer em terra.

No exemplo acima, se as mercadorias forem transportadas do porto A para o porto E, descarregadas e depois carregadas a bordo de outro navio para navegar do porto E para o porto Z, isso é transbordo. O porto E é o porto de transbordo.

Porque fazer transbordo de carga e não fazer embarque directo? 

Ligações directas podem não estar disponíveis entre dois portos. Por exemplo, não há saídas directas para a maioria dos portos australianos de outros continentes. Cargas enviadas para a Austrália dos EUA, Europa, África, Oriente Médio e Ásia normalmente fazem transbordo através dos portos de Singapura ou Port Klang, na Malásia.

Outro cenário é quando o espaço do contentor não está disponível para enviar a carga directamente. Embora as remessas directas geralmente chegam aos destinos mais rapidamente, as empresas podem fazer o transbordo da sua carga para cumprir os prazos de entrega.

Vantagens da carga em transbordo/transhippment.

Os transbordos costumam ser mais económicos quando comparados aos embarques directos. Isso ocorre porque a procura por movimentação de cargas como remessas directas é maior e mais cara. O lead time -(tempo que um produto leva para chegar ao consumidor, desde o momento do pedido, passando por produção, despacho e entrega.), é mais curto para remessas directas e menos vezes que as mercadorias são movimentadas são as duas razões principais para o aumento do custo das remessas directas. Às vezes, as taxas portuárias podem ser menores em portos de transbordo menores, resultando em economia de custos. Em alguns casos, pode ser mais rápido fazer o transbordo de carga, pois as remessas directas fazem uma rota mais longa enquanto cobrem os principais portos.

Os portos de transbordo e a disponibilidade de serviços alimentadores de ligação a partir desses portos oferecem às empresas uma grande flexibilidade no transporte das suas cargas. Grandes cargueiros não podem atracar em portos pequenos e, nesses casos, o transbordo pode ser a única opção para transportar a carga para esses locais. No entanto, um transbordo pode estar sujeito a atrasos, pois a carga deve ser descarregada, mantida em armazenamento temporário e carregada a bordo de outro navio para continuar a sua viagem até ao seu destino final. Atrasos devido ao congestionamento do porto, outros problemas ou mau tempo podem resultar em ligações perdidas e tempo de espera mais longo. As possibilidades de danos à carga são maiores no caso de movimentação múltipla.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DGRM apresentou na IMO estudos iniciais para a implementação de uma ECA.

Decorreu esta semana a apresentação dos estudos iniciais para a implementação de uma Área de Emissões Controladas (ECA - Emissions Control A...