segunda-feira, 10 de julho de 2023

Como tratar da picada de um peixe-aranha?


O peixe-aranha, é o peixe mais venenoso encontrado no mar negro e mediterrâneo e nas zonas costeiras europeias. Quando se sente ameaçado ataca, e é esse ataque que conhecemos como picada do peixe-aranha, o motivo que leva que tantos banhistas ao posto de socorros.

A dor atinge normalmente o seu pico aos 30 minutos e desaparece após 24 horas, mas em alguns casos extremos pode persistir durante dias.

Até ao dia de hoje ainda não se encontrou nenhum antídoto, no entanto existem acções que podem ser feitas:

1. Pensa-se que o calor pode tornar inactivas algumas das toxinas, por isto, mergulhe o local da picada em água quente, (mas não a escaldar) durante 30 a 90 minutos ou até ocorrer um alívio significativo da dor. Esta acção também pode ajudar a reduzir alguns dos espasmos que ocorrem nos vasos sanguíneos que irrigam as áreas circundantes.

2. Os medicamentos para as dores, como os podem ajudar, mas não é certo. Os profissionais de saúde podem também injectar um anestésico (como a lidocaína) no local da picada para tentar adormecer a área e aliviar a dor. 

4. Se a espinha permanecer na ferida, deve ser cuidadosamente removida por um profissional experiente para garantir que não ficam pedaços no tecido, o que pode provocar uma infecção.

5. Certifique-se de que o local da ferida fica ao ar livre. Fechar a ferida ou cobri-la com fita adesiva aumenta o risco de infecção.

6. Quando há infecção e as feridas são profundas, pode ser necessário o uso de antibiótico. 

Mesmo que tenha as devidas precauções no momento, é sempre necessário vigiar a zona lesionada. Caso haja sinais de agravamento como febre, vermelhidão e inchaço, é recomendado ir a um especialista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DGRM apresentou na IMO estudos iniciais para a implementação de uma ECA.

Decorreu esta semana a apresentação dos estudos iniciais para a implementação de uma Área de Emissões Controladas (ECA - Emissions Control A...