Como amplamente esperado, após diversas análises ao longo do tempo, o início do fenómeno climático "El Niño" foi oficialmente confirmado, notícias estas que terão ramificações significativas para a indústria naval global nos próximos 12 meses.
“As condições do El Niño estão presentes e devem fortalecer gradualmente no inverno do Hemisfério Norte”, disse o Centro de Previsão Climática da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA num comunicado publicado na passada quinta-feira, acrescentando que havia 84% de que "El Niño" será mais forte que o normal.
"El Niño" é um padrão climático que se desenvolve no Oceano Pacífico e pode afectar as condições climáticas em todo o mundo.
A boa notícia para o transporte marítimo é que isso tende a significar uma temporada de furacões mais baixa no Atlântico. As más notícias são inúmeras, no entanto - de um Pacífico mais tempestuoso, a novas restrições ao longo das principais vias navegáveis, incluindo o Canal do Panamá, e várias interrupções graves na produção agrícola em todo o mundo.
A severidade da situação, poderá causar mudanças significativas na fluidez do mercado marítimo global, fazendo com que haja uma reorientação ainda que temporária, de modo a permitir uma estabilização na rotação das linhas e na distribuição de carga.

Sem comentários:
Enviar um comentário