sexta-feira, 16 de junho de 2023

Navio de cruzeiro eléctrico com velas solares gigantescas em 2030.


A empresa de cruzeiros de aventura Hurtigruten Norway revelou esta os planos para um navio de cruzeiro eléctrico com emissões zero e velas retrácteis cobertas por painéis solares, que deverá zarpar em 2030.

A empresa tem actualmente uma frota de oito navios, cada um com capacidade para 500 passageiros, que percorrem a costa norueguesa desde Oslo até ao Círculo Polar Ártico. Embora seja uma empresa relativamente pequena, a sua presidente executiva (CEO), Hedda Felin, espera que esta inovação “possa inspirar toda a indústria marítima”.

O projecto, denominado “Sea Zero”, foi inicialmente anunciado em março de 2022 e, desde então, a Hurtigruten Norway, juntamente com 12 parceiros marítimos e o instituto de investigação SINTEF, sediado na Noruega, tem vindo a explorar soluções tecnológicas que possam ajudar a conseguir viagens marítimas sem emissões.

O projecto resultante funcionará predominantemente com baterias de 60 megawatts que podem ser carregadas no porto com energia limpa, uma vez que as energias renováveis representam 98% do sistema elétrico da Noruega. Gerry Larsson-Fedde, vice-presidente sénior de operações marítimas da Hurtigruten Norway, que teve a ideia de um navio com emissões zero, estima que as baterias terão um alcance de 300 a 350 milhas náuticas, o que significa que, durante uma viagem de ida e volta de 11 dias, um transatlântico teria de carregar cerca de sete ou oito vezes.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Setúbal prepara investimento em Energia Eólica Offshore flutuante.

O Porto de Setúbal e a empresa RWE Offshore Wind assinaram uma carta de apoio que marca o primeiro passo para que a infra-estrutura portuári...