Segundo avança o Negócios, a Galp e a francesa Total Energies anunciaram um novo acordo para explorarem em conjunto "potenciais oportunidades na energia eólica offshore em Portugal", no âmbito dos planos do Governo para leiloar até 10 GW de capacidade eólica no mar nos próximos anos.
"As duas empresas irão trabalhar em conjunto para desenvolver potenciais projectos eólicos offshore ao longo da costa portuguesa. Esta parceria combina a forte presença e conhecimento do mercado português da Galp com as competências da Total Energies em projectos eólicos offshore de grande escala", informaram em comunicado.
Para a Galp, este acordo representa a entrada na corrida ao eólico offshore em território nacional, uma "nova oportunidade" identificada pela petrolífera. "A Galp planeia transformar a sua base industrial em Portugal para disponibilizar uma vasta gama de soluções energéticas de baixo carbono e as energias renováveis são a espinha dorsal desta transição," afirmou Georgios Papadimitriou, administrador executivo da Galp para as Renováveis, Novos Negócios e Inovação.
Já para a Total Energies, esta parceria "reforçará as actividades renováveis em Portugal", onde a empresa tem um "portefólio total de mais de 1 GW de projectos solares e eólicos em operação ou em desenvolvimento," afirmou Olivier Terneaud, vice-presidente da Total Energies para o eólico offshore.

Sem comentários:
Enviar um comentário