A IMO actualizou a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de Bona (5 a 15 de junho) sobre o trabalho da Organização para a adopção de uma estratégia revista sobre a redução das emissões de GEE do transporte marítimo. A estratégia actualizada deve ser adoptada no Comitê de Protecção do Meio Ambiente Marinho da IMO (MEPC 80), que se reúne de 3 a 7 de julho após uma reunião do Grupo de Trabalho Intersecional de GEE (26 a 30 de junho).
Numa declaração ao Órgão Subsidiário da UNFCCC e para Assessoria Científica e Tecnológica (SBSTA), Camille Bourgeon, da IMO, destacou os regulamentos obrigatórios de eficiência energética já adoptados pela IMO e o trabalho em andamento para garantir que o transporte marítimo internacional tenha a sua parcela de responsabilidade no combate às mudanças climáticas.
Enquanto continua a estudar como incentivar a disponibilidade e escalabilidade de tecnologias e combustíveis marítimos sustentáveis de baixo e zero carbono no futuro próximo, a IMO continuará a apoiar os países em desenvolvimento, em particular os pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos, com vista a garantir uma transição justa e equitativa para o transporte marítimo de baixo carbono e aproveitar as oportunidades de desenvolvimento decorrentes da descarbonização do setor marítimo.
A IMO também está acelerando os seus esforços no desenvolvimento da estrutura regulatória de segurança necessária, permitindo o manuseamento seguro de futuros combustíveis marítimos a bordo de navios.

Sem comentários:
Enviar um comentário