O Transportation Safety Board of Canada (TSB) lançou uma investigação formal sobre a perda do submersível Titan com cinco pessoas a bordo.
Uma equipa de investigadores do TSB está actualmente a caminho de St. John's, Newfoundland e Labrador, para recolher informações, conduzir entrevistas e avaliar o incidente. O submersível operado pela empresa americana OceanGate Expeditions, foi lançado do navio de bandeira canadiano Polar Prince no seu mergulho fatal para os destroços do RMS Titanic no último domingo.
Após aproximadamente 1 hora e 45 minutos de mergulho, as tripulações a bordo do navio de apoio perderam o contacto com o submarino, desencadeando uma operação multinacional de busca e salvamento liderada pela Guarda Costeira dos EUA. A Guarda Costeira confirmou na passada quinta-feira que o submarino sofreu uma perda catastrófica de pressão após uma análise de detritos localizados no fundo do oceano a aproximadamente 1.600 pés da proa do Titanic na quinta-feira. O TSB relata que havia 17 tripulantes e 24 pessoas a bordo do Polar Prince no momento do incidente.
Como autoridade de investigação do estado da bandeira da embarcação de apoio envolvida, o TSB examinará as circunstâncias da operação e conduzirá a sua investigação de acordo com a Lei do Conselho de Segurança e Investigação de Acidentes de Transporte do Canadá e respectivos acordos internacionais. “Nos próximos dias, coordenaremos as nossas actividades com outras agências envolvidas”, disse o TSB. Após a análise de campo, o TSB realizará um exame e análise das evidências e preparará um relatório.
Sem comentários:
Enviar um comentário