sábado, 17 de junho de 2023

Árctico poderá ficar sem gelo já na próxima década, diz estudo.


A área de gelo marinho que cobre o Árctico tem vindo a diminuir devido ao aquecimento global causado pelos gases com efeito de estufa emitidos pela actividade humana. Uma das perguntas que os cientistas foram tentando responder ao longo dos anos era sobre quando é que esta tendência decrescente iria resultar num Verão sem gelo no Árctico. Agora, um novo estudo mostra que esse panorama poderá ocorrer já na próxima década.

Estas conclusões mostram uma perspectiva mais cinzenta do que a informação que se encontra no sexto e último relatório publicado pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, sigla em inglês). Segundo o relatório do IPCC, antes de 2050 – ou seja, algures na década de 2040 – o mundo iria observar o primeiro Setembro sem gelo no Árctico. É durante aquele mês que, ano após ano, a área de gelo atinge o valor mínimo. Iniciando a partir de então um lento aumento que acompanha os meses sem luz do Pólo Norte, até atingir a área máxima de gelo em Março.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

DGRM apresentou na IMO estudos iniciais para a implementação de uma ECA.

Decorreu esta semana a apresentação dos estudos iniciais para a implementação de uma Área de Emissões Controladas (ECA - Emissions Control A...