terça-feira, 30 de maio de 2023

Primeiro do mundo: CMA CGM Masai Mara pronto para amónia entregue.


O primeiro porta-contentores do mundo preparado para amónia, o CMA CGM Masai Mara, comemorou dois marcos importantes no seu processo de construção. Ou seja, esta maravilha da engenharia navam foi baptizada numa cerimónia especial organizada pelo estaleiro chinês Qingdao Shipyard no passado dia 27 de abril, antes de ser oficialmente entregue no dia 23 de maio.

O navio de 5.900 TEU foi construído para o armador belga CMB e será operado pela francesa CMA CGM. O CMA CGM Masai Mara tem 240 metros de comprimento e 42,8 metros de largura. Os seus recursos avançados incluem um alto nível de automação e um inovador sistema de propulsão de combustível duplo amónia/diesel.

O construtor afirmou que a embarcação tem baixo consumo de energia e que as suas características de projecto permitem o cumprimento de todas as normas mais recentes da Organização Marítima Internacional. A embarcação pertence a uma nova geração de porta-contentores de médio porte optimizados para o transporte regional e pode ser implementado em várias rotas globais não polares, oferecendo flexibilidade na sua utilização. A cerimónia de nomeação também serviu como ocasião para o lançamento do navio irmão do Masai Mara, CV5900-02, que será nomeado CMA CGM Khao Sok.

Crédito da imagem: Qingdao Shipyard

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal esgota quota da Raia-Curva e pesca fica proibida.

A pesca da raia-curva está proibida, após Portugal ter esgotado a sua quota de captura, anunciou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segur...