Na sequência das medidas de agilização do programa operacional Mar 2020, decididas pelo Ministério do Mar com o objectivo de dar liquidez aos profissionais do sector e minimizar os impactos económico-financeiros da covid-19, foram pagos em abril 7,5 milhões de euros aos beneficiários de projectos de investimento na área das pescas", avançou, em comunicado, o Governo.
Conforme indicou o Ministério do Mar,também foram concretizados os primeiros pagamentos de adiantamentos contra factura para que os beneficiários deste programa possam receber as despesas facturadas pelos fornecedores, "sem terem de as suportar integralmente e só depois serem reembolsados pelo Mar 2020".
Estes pagamentos quase duplicam o valor médio mensal dos que foram registados desde o início do ano, ou seja, cerca de 4,6 milhões de euros, apontou o ministério liderado por Ricardo Serrão Santos.
"Até ao final de Março, os pagamentos acumulados elevaram-se a 193 milhões de euros, o que significa que 48% dos montantes programados no Mar 2020 já foram transferidos para os beneficiários do programa", lê-se no documento.
O Mar 2020, que se insere no Portugal 2020, tem como objectivo a implementação das medidas de apoio enquadradas no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), estando entre as suas prioridades a promoção da competitividade, a sustentabilidade económica, social e ambiental, bem como o aumento da coesão territorial.
Sem comentários:
Enviar um comentário