A Meca europeia das ondas gigantes acaba de ser pela 1ª vez conquistada por um atleta de Windsurf - vertente Funboard: o australiano Jason Polakow.
A Meca europeia das ondas gigantes acaba de ser pela primeira vez conquistada por um atleta de Windsurf – vertente Funboard. O australiano Jason Polakow fez história ao surfar as montanhas de água da Praia do Norte, na Nazaré.
Aos 44 anos, o windsurfista de ondas gigantes, por duas vezes Campeão do Mundo de Prancha à Vela, encontrou um novo desafio: surfar os 13 metros (43 pés) desta desafiante localização da costa atlântica.
Jason Polakow preparou esta aventura durante um ano, estudando e observando o spot português, reunindo finalmente as condições ideais – com destaque para a equipa de segurança – para avançar para uma das maiores ondas do planeta.
As condições apresentaram-se favoráveis, permitindo finalmente a conquista da onda da Praia do Norte.
“Já surfei praticamente todas as ondas gigantes à volta do Mundo e devo confessar que para mim a da Nazaré foi a mais difícil e exigente. As ondas aparecem de várias direcções ao mesmo tempo, tornando extremamente difícil a tarefa de avaliar e estar em segurança. A segurança na água foi a minha principal preocupação, estive por isso acompanhado por surfistas experientes como o Andrew Cotton [Reino Unido] e o Hugo Vau [Portugal] que estiveram a cuidar de mim, e ainda o Jorge Leal – conhecido como Jesus – a comunicar com a equipa de segurança na água, isso foi determinante para me sentir confiante”.
“Esta sessão foi um excelente ponto de partida para mim na Nazaré, uma vez que consegui apanhar algumas ondas enormes. Passei momentos difíceis e cheios de adrenalina e por isso estou certo que vivi aqui um dos momentos altos da minha carreira”.
Jason Polakow afirmou-se como o melhor especialista australiano de Windsurf com apenas 18 anos. Em 1990 conseguiu inclusivamente bater a lenda do windsurf Robby Naish, que competia em casa no Maui World Cup Grand Slam. Depois de dois títulos mundiais, o atleta de Prancha à Vela deixou de se dedicar exclusivamente à competição. Nos últimos dez anos tem-se dedicado a procurar e surfar as maiores ondas do planeta.
Situada na confluência de um profundo canhão submarino que afunila as ondas gigantes do atlântico norte para a costa, a Nazaré é todos os anos o ponto de encontro da elite do surf de ondas gigantes. As ondas podem chegar a uma altura de 100 pés, o que corresponde à altura de um prédio de 10 andares. Polakow é o primeiro atleta do mundo a conquistar esta onda com uma prancha à vela.
Entretanto, o australiano já estabeleceu um novo objectivo: bater o recorde não oficial da sua modalidade, cerca de 60 pés, na famosa localização de ‘Jaws’, em Maui (Havai).
“Durante muito tempo pensei que Jaws era a referência do windsurf de ondas gigantes, mas a Nazaré tem certamente um lugar quando falamos de produzir as maiores ondas do planeta”, afirmou Polakow.
“O meu objectivo é voltar cá com um swell gigante. Estou convicto de que podemos bater esse recorde do mundo mesmo aqui na Praia do Norte, numa próxima oportunidade”, acrescentou.
Biografia de Jason Polakow
Jason Polakow nasceu a 10 de Novembro de 1971, em Torquay (Austrália), e é um dos atletas Red Bull na modalidade de windsurf. Apesar de hoje em dia ser uma lenda pelas suas manobras na água, onde alcançou o feito único de se sagrar duas vezes Campeão do Mundo e atingir em dose dupla o topo do ranking do PWA, iniciou-se em terra, em cima das motos, conquistando o título australiano de Motocrosse Júnior.
Aos 18 anos decidiu optar pelo windsurf, tornando-se um atleta de topo na Austrália. Foi apenas uma questão de tempo até chegar igualmente ao topo do panorama internacional, onde é conhecido como um dos melhores de todos os tempos.
Uma curiosidade sobre Jason? É considerado o pai do windsurf moderno, ao ter substituído as tradicionais pranchas assimétricas pelas suas próprias pranchas simétricas, criando assim a sua própria marca – JP Australia – reconhecida por ser uma marca com equipamento tecnicamente avançado e de alta qualidade.
Fonte: Multidesportos
Sem comentários:
Enviar um comentário