sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Vídeo: Como se formam as ondas que colocam a Nazaré nas bocas do mundo?



Uma vez mais, a Nazaré correu mundo, graças às suas ondas gigantes. Desta vez, por 'culpa' de Benjamin Sanchis, que quebrou o recorde do mundo de McNamara e surfou uma onda com 33 metros - feito conseguido a 11 de Dezembro mas só agora homologado. Mas... como se formam as ondas gigantes da Praia do Norte? Veja este vídeo e perceba o fenómeno.
Um filme do Instituto Hidrográfico explica o fenómeno que dá origem à onda gigante da Nazaré, na Praia do Norte. Sabia que o maior desfiladeiro marinho da Europa esconde-se no mar da Nazaré? E é esse desfiladeiro que explica a formação de ondas de dimensões inusitadas, que transportam a Nazaré para as bocas do mundo.
No passado dia 11 de Dezembro, aquela praia foi palco de um feito assinado pelo francês Benjamin Sanchis, que bateu o recorde do mundo do norte-americano Garrett McNamara, surfando uma onda de 33 metros.
As ondas gigantes da Nazaré colocaram a região no mapa dos surfistas mais radicais do mundo.
Mas não são apenas os surfistas que se sentem atraídos pelo fenómeno.
Mas como se formam as ondas da Praia do Norte? Porque são diferentes, em dimensão, daquelas que se verificam na Praia da Nazaré?
São perguntas cujas respostas se encontram num filme publicado no YouTube, da autoria do Instituto Hidrográfico, antes de McNamara ter batido o recorde agora superado por Benjamin Sanchis.
O promontório que divide as praias não explica a diferença da ondulação. Nesse sentido, outras razões justificam o fenómeno. E estão escondidos no fundo do mar.
Saiba porque se formam as ondas gigantes da Nazaré, na Praia do Norte, neste vídeo:

A onda foi surfada por Sanchis no passado dia 11 de Dezembro, na Praia do Norte.
No entanto, só no passado sábado se deu a homologação e confirmação oficial de que aquela onda era mais alta alguma vez surfada, maior do que a que permitira ao norte-americano transportar a Nazaré para os quatro cantos do planeta.
Depois da queda, Benjamin Sanchis foi salvo por Deric Rebière, que o acompanhava num jet-ski, precisamente para prestar assistência.
Fonte: PT Jornal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Desvios de rotas aumentaram perda de contentores no Mar

Apesar de a tendência geral mostrar melhorias na redução de contentores perdidos no mar, o ano de 2024 registou um aumento significativo des...