sábado, 10 de janeiro de 2015

É um atum? É um robot? Sim, é a nova arma de espionagem dos EUA


O departamento de operações e inovações tecnológicas da Marinha dos EUA começou a trabalhar no projecto «Silent Nemo» (baseado no filme da Disney), estando a desenvolver um veículo não tripulado capaz de nadar e obter informações de inteligência.
O veículo é baseado na família de peixes do atum e faz movimentos de cauda para se disfarçar no meio marinho. Outros veículos não tripulados já foram feitos com propósitos de espionagem, como o Biodrone, que se auto-destrói e esconde informações confidenciais. 
O robô tem cerca de um metro e meio, pesa 45 Kg e foi desenvolvido para passar despercebido na água, diferente de outros veículos não tripulados marinhos, que normalmente tem o formato de um míssil. Para fazer os movimentos, os inventores usaram engenharia reversa imitando os movimentos naturais de um atum.
«O atum é um dos poucos animais aquáticos que usa apenas metade do seu corpo para se movimentar para a frente. Com a maioria dos peixes, o corpo todo é envolvido. Assim, a biologia do atum faz sentido para um veículo submarino não tripulado, pois é mais fácil projectar um robô que movimenta apenas metade do corpo.»
Segundo o Daily Press, até agora, o «Silent Nemo» já custou mais de um milhão de dólares para a Marinha norte-americana. O projecto ainda está em desenvolvimento e o objectivo dos cientistas é usar o «Nemo Robô» em missões de reconhecimento, inteligência e vigilância já no início de 2015.

Fonte: Diário Digital


Sem comentários:

Enviar um comentário

Desvios de rotas aumentaram perda de contentores no Mar

Apesar de a tendência geral mostrar melhorias na redução de contentores perdidos no mar, o ano de 2024 registou um aumento significativo des...