sábado, 10 de agosto de 2024

Maersk inaugura o "Antonia Maersk": 3º porta-contentores de metanol

O gigante dinamarquês do Shipping, a Maersk celebrou o lançamento do seu terceiro navio daquela que irá ser uma frota de 18 grandes porta-contentores movidos a metanol. O armador continua a implementar navios inovadores, sempre com horizonte no futuro e no cumprimentos de metas. Ao que tudo indica, é uma questão de tempo que seja lançado o quarto navio, após o armador ter recentemente apresentados os seus planos e visão no que concerne à modernização da sua frota de modo a que se torne, mais nova, mas igualmente mais ecológica.

Segundo a Maersk: “Estamos entusiasmados em apresentar o Antonia Maersk, o terceiro grande navio bicombustível da nossa frota, capaz de navegar com metanol verde”.  O novo porta-contentores Antonia Maersk foi baptizada pela sua madrinha Kirsten Andersen, esposa do CEO da Vestas ( empresa dinamarquesa de turbinas eólicas), Henrik Andersen.Consistente com a tradição de nomear os navios Maersk em homenagem aos membros da família fundadora, Antonia Maersk recebeu o nome de Antonia Uggla, neta de Ane Maersk Mc-Kinney Uggla, rPesidente da Fundação A.P. AP Moller - Maersk. O quarto navio será nomeado numa cerimónia no final de agosto no Porto de Los Angeles com o co-patrocinador Nike.

Para além dos designs inovadores, incluindo a movimentação da casa do convés e das acomodações para a proa e o deslocamento do funil para um lado na popa. Os navios, com 174 mil dwt, possuem 10 porões e capacidade total de carga de pouco mais de 16,5 mil TEU. Tanto os motores principais da MAN como os motores auxiliares são bicombustíveis, capazes de funcionar totalmente com metanol. A Maersk relata que ao operar com metanol, o navio economiza até aproximadamente 280 toneladas de Co2 por dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Armador chinês COSCO na blacklist dos EUA

O governo dos EUA tomou a decisão de introduzir o armador chinês COSCO na lista negra, após alegadas ligações ao Exército de Libertação Popu...