quinta-feira, 18 de julho de 2024

Projecto inovador de aquacultura offshore em Portugal


A Mariculture Systems Ltd., empresa pioneira em aquacultura, solicitou a atribuição de um Título de Actividade Aquícola (TAA), em Vila Real de Santo António,com o objectivo de desenvolver um inovador projecto de aquicultura offshore.

A instalação proposta é uma plataforma semissubmersível, ancorada permanentemente ao fundo do mar. Esta estrutura estática, que não possui motores,tem dimensões aproximadas de 55 por 55 metros e uma superfície operacional de cerca de 3.025 m². G

A MSP planeia produzir robalo e dourada, com uma produção anual estimada de 8.000 toneladas. O sistema de gaiolas para a produção dos peixes será instalado a uma distância de 40 metros em torno da plataforma principal, resultando em dimensões totais do sistema de cerca de 130m x 130m.

Esta plataforma é um projecto piloto, e a MSP antecipa a possibilidade de instalar estruturas semelhantes noutros pontos do globo. Actualmente, o projecto está em fase de Avaliação de Impacte Ambiental , e a empresa espera receber a aprovação oficial para o projecto até ao final do ano.

Este desenvolvimento é um testemunho do compromisso de Portugal em se tornar líder na Economia Azul, e a Mariculture Systems está na vanguarda desta iniciativa. Com o seu projecto de aquacultura offshore. A empresa espera que este projecto pioneiro abra o caminho para futuros desenvolvimentos na indústria de aquuacultura em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Setúbal recebe 1ª escala do navio Ro-Ro "CMA CGM Silverstone"

Foi no passado de 15 de Setembro, que o Porto de Setúbal acolheu a 1ª escala do navio Ro-Ro "CMA CGM Silverstone", gerido pelo arm...