quinta-feira, 2 de maio de 2024

Ucrânia regressa ao mercado de contentores do Mar Negro.

O primeiro navio porta-contentores fez escala nos portos ucranianos do Mar Negro em 21 de abril, pela primeira vez após a invasão russa da Ucrânia, de acordo com a Informall BG, uma empresa ucraniana de análise de carga. 

Em particular, o porta-contentores PROS HOPE, de 1.118 TEU, construído em 2005, um navio porta-contentores fretado pela empresa ucraniana ITERIS, fez escala no porto de Chornomorsk, na Ucrânia, entregando carga fraccionada antes de recolher o primeiro contentor de exportação da Ucrânia.

Antes disso, o T-MARE, um cargueiro multifuncional capaz de transportar 373 TEUs, entregou os primeiros contentored de Constanta, na Roménia, para Chornomorsk, desde o início da guerra. A Informall BG informou que o PROS HOPE deverá substituir o cargueiro multiuso T-MARE, cuja última viagem estava marcada para 23 de abril. Além disso, outro navio irá juntar-se ao PROS HOPE nos próximos meses, e ambos irão relançar o serviço feeder directo ucraniano para o porto de Chornomorsk, de acordo com o relatório. 

“A possibilidade de restaurar o serviço de contentores para terminais de contentores maiores no porto de Odesa permanece incerta, aguardando considerações das partes interessadas e das Forças Armadas Ucranianas”, afirmou a Informall BG na sua análise. 

Daniil Melnychenko, consultor de análise da Informall BG, comentou: "A restauração do serviço feeder ucraniano marca um passo significativo no sentido de restaurar o transporte tradicional de contentores para a Ucrânia, evitando procedimentos complexos de trânsito terrestre que ainda existem nos portos da Polónia e da Roménia. Esta iniciativa não só cria oportunidades de negócios, mas também atende às necessidades humanitárias prementes do país, permitindo finalmente diminuir os custos logísticos e o tempo de entrega."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Houthis afirmam ter atacado o USS Mason que derrubou míssil no Mar Vermelho

Os rebeldes Houthi do Iemen alegaram ter como alvo um contratorpedeiro da Marinha dos EUA e um navio comercial no Mar Vermelho. No entanto, ...