sábado, 13 de abril de 2024

Porta-Contentores MSC Aries atacado e apreendido pelo Irão


Segundo a AP - Associated Press, o porta-contentores apreendido e atacado fazia a ligação entre os Emirados Árabes Unidos e a Índia quando foi interceptado. 

O MSC Aries, com bandeira portuguesa, é um porta-contentores associado à Zodiac Maritime, que tem sede em Londres, no Reino Unido. 

A IRNA - Agência de notícias estatal iraniana confirmou que a Guarda Revolucionária apreendeu o navio MSC Aries, alegando que a embarcação está "associada ao regime sionista" e que estava a ser transferida para as águas territoriais iranianas. Segundo o jornal "El Mundo", o cargueiro tem ligações a um empresário israelita.

Desde 2019, o país tem-se envolvido numa série de apreensões de navios e registou ataques a embarcações na sequência das tensões crescentes com o Ocidente. 

O Golfo de Omã fica perto do Estreito de Ormuz, a apertada foz do Golfo Pérsico por onde passa um quinto de todo o petróleo comercializado globalmente. Fujairah, na costa leste dos Emirados Árabes Unidos, é um dos principais portos da região e é onde os navios recebem as novas cargas de petróleo, recolhem suprimentos e fazem a troca da tripulação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Preços de transporte marítimo de contentores mantêm queda após pico causado por tarifas

Os valores praticados no transporte marítimo de contentores registaram, pela quinta semana consecutiva, uma descida, segundo dados do   Worl...