As forças houthis do Iémen anunciaram esta quarta-feira que
atacaram quatro navios no golfo de Aden, incluindo um navio de guerra
norte-americano, mas os EUA até agora não reagiram a qualquer ataque.
O porta-voz militar houthi, Yahya Sarea, disse num discurso transmitido pela televisão que as forças navais rebeldes levaram a cabo durante a manhã desta quarta-feira quatro operações contra “dois navios israelitas”, um navio “norte-americano” e um navio de guerra também dos EUA.
Os barcos que, segundo disse, foram alvo de ataque são o MSC Gina, com bandeira do Panamá, o Maersk Yorktown, com bandeira dos Estados Unidos e o MSC Darwin, com bandeira da Libéria. Sarea adiantou que foram usados “vários mísseis navais e drones” nos ataques.
Apesar deste anúncio, a Marinha britânica, que fornece informações ao minuto sobre todos os incidentes nesta região (o golfo de Aden é a porta de entrada no mar Vermelho) não reportou nenhum alerta durante o dia desta quarta-feira.
Até ao momento, os Estados Unidos, que lideram a coligação naval internacional no mar Vermelho, também não reagiram a esta informação.
“As forças armadas iemenitas (houthis) estão comprometidas com o seu dever religioso, moral e humanitário para com a opressão do povo palestiniano, assim como na defesa do seu amado Iémen. As suas operações no mar Vermelho, no mar da Arábia e no oceano Índico vão continuar até que se ponha fim à agressão contra o povo de Gaza e o cerco seja levantado”, afirmou o porta-voz dos houthis.
Sem comentários:
Enviar um comentário