segunda-feira, 4 de março de 2024

Seca no Canal do Panamá melhora, mas sem fim à vista.


O Canal do Panamá, um dos maiores "gateways" de transporte marítimo do mundo é afectado por problemas de seca, acrescentando outro factor na equação da taxa de frete do mercado de transporte marítimo, há já alguns meses, acrescentando instabilidade e falta de  previsibilidade.

No seu último relatório semanal, o corretor naval Gibson afirmou que “o Canal do Panamá permanece como uma das vias navegáveis ​​intercontinentais mais vitais do mundo, desempenhando um papel importante na facilitação do comércio global, especialmente ao longo das rotas que ligam as Américas e a Ásia. 

No entanto, nos últimos anos, uma combinação de alterações climáticas e factores estruturais colocou desafios significativos ao comércio marítimo que passa por esta artéria essencial”.

Segundo Gibson, “as mudanças climáticas impactaram significativamente os níveis de água do Lago Gatún, um dos dois lagos naturais do sistema do Canal do Panamá. De acordo com dados da ACP - Autoridade do Canal do Panamá, o nível médio da água em fevereiro é actualmente de 80,3 pés. Este número contrasta fortemente com a média móvel de cinco anos de 83,9 pés nesta época do ano. 

Embora a diferença possa parecer modesta, é essencial notar que, nos últimos cinco anos, os níveis médios mais baixos dos lagos foram normalmente registados em Maio, com uma média de 82,5 pés. Esta tendência traça um quadro preocupante para o futuro dos trânsitos através do Canal do Panamá, uma vez que qualquer redução nos níveis do Lago Gatún tem um impacto directo no número de trânsitos permitidos”. O corretor naval comentou que “um factor primário que contribui para esses baixos níveis e condições de seca no Panamá é atribuído ao fenómeno El Niño, que começou no terceiro trimestre do ano anterior e deverá persistir até o segundo trimestre do ano actual.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Royal Caribbean atinge os 100M de passageiros.

A Royal Caribbean alcançou um marco histórico que ficará gravado na história dos cruzeiros: 100 milhões de passageiros recebidos a bordo da ...