terça-feira, 5 de março de 2024

Egipto quer a 2ª expansão do Canal do Suez

O Egipto, país que detém o Canal do Suez, ( uma das via navegáveis artificiais a nível do mar mais utilizada pelo transporte marítimo), está a investigar a possibilidade da viabilidade de um projecto de expansão desta via marítima. 

O plano foi apresentado pela primeira vez há cerca de três anos, depois do incidente "Ever Given", porta-contentores da Evergreen de quase 200 mil toneladas, ter encalhado na margem leste do canal durante uma tempestade de areia, encerrando parte da rota durante seis dias, causando problemas no transporte marítimo.

Perante o actual conflito regional Israel-Hamas, que também envolve os rebeldes houthis do Iémen, os EUA, Reino Unido e uma coligação de defesa europeia , os planos de então, voltam a ser considerados. O projecto insiste na transformação dos dois segmentos de faixa única (50 quilómetros no norte e 30 quilómetros no sul) em "cruzamentos de faixa dupla", revelou Osama Rabie, o Presidente da Autoridade do Canal de Suez. Osama Rabie não comentou os números do investimento total da expansão, nem os prazos de conclusão, mas deu garantias de 100% de segurança no trânsito de navios.

Os estudos foram concluídos e apresentados ao Presidente do Egipto, Abdel Fattah al-Sissi. As empresas que estão nesta fase inicial, ainda andam a estudar futuros parceiros. Assim que estiver pronta para aprovação, o Presidente irá receber a proposta final.

Ao concretizar-se, não é a 1ª expansão do Canal do Suez. Há quase 9 anos, em agosto de 2015, tinha sido inaugurado um investimento de sete mil milhões de euros na "nova" rota que permitiu a passagem de navios com maior capacidade de carga, a navegação nos dois sentidos e ainda a redução do tempo de trânsito das 18 para as 11 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Royal Caribbean atinge os 100M de passageiros.

A Royal Caribbean alcançou um marco histórico que ficará gravado na história dos cruzeiros: 100 milhões de passageiros recebidos a bordo da ...