terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Chegam porta-contentores de 700 TEU movidos a bateria pura.

                           

Antes do virar do ano, no passado 28 de dezembro, as novas construções N997 e N998 foram nomeadas e entregues na China, em Yangzhou. 

Foram nomeados COSCO Shipping Green Water 01 e COSCO SHIPPING Green Water 02, respectivamente. São os primeiros navios porta-contentores movidos a bateria com capacidade de 700 TEU e foram projectados, desenvolvidos e construídos de forma independente por empresas chinesas. 

O primeiro navio foi lançado para testes em julho de 2023, enquanto a construção da segunda unidade de 700 TEU tinha começado dois meses antes do lançamento do primeiro.

Os navios podem transportar até 700 TEU operando com bateria durante toda a viagem. Utilizam uma tecnologia de bateria que se troca, onde as baterias são alojadas em recipientes que podem ser desligados quando a energia acabar. Os navios são actualmente equipados com 24 baterias cada num contentor de 20 pés e podem transportar até 36 unidades. A capacidade total da bateria excede os  50.000 quilowatts-hora. Depois de colocado em operação, espera-se que um único navio consiga reduzir as emissões de dióxido de carbono em 2.918 toneladas ao longo do ano, o que equivale às emissões anuais de 2.035 automóveis, ou à plantação de 160 mil árvores por ano. 

Cada porta-contentores é equipado com um sistema inteligente que compreende uma plataforma de integração inteligente, navegação inteligente, casa de máquinas inteligente e monitorização inteligente da eficiência energética do navio. Com um comprimento de 119,8 metros e uma largura de 23,6 metros, os dois navios fazem parte de um esforço para construir uma rede electrificada para o transporte marítimo ao longo do rio Yangtze da China, facilitar a transformação verde da hidrovia e demonstrar o transporte marítimo verde e com zero carbono. 

A primeira embarcação obteve recentemente um certificado para o primeiro navio directo  fluvial-marítimo movido a bateria da Sociedade Classificadora da China. Espera-se que comece a operar no rio Yangtze, de Jiangsu a Xangai, em breve. Diz-se que projecto está alinhado com os esforços da COSCO Shipping Group para alcançar a transformação verde, de baixo carbono e inteligente da indústria naval e promover o desenvolvimento verde e de baixo carbono.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Alerta para excesso de pesca de atum-patudo nos Açores

A quota do atum-patudo poderá estar prestes a ser esgotada nos Açores, devido à excessiva captura da espécie na região, alertou hoje Jorge G...