domingo, 4 de agosto de 2019

Terminal XXI com novo Pré-Aviso de Greve para 12-24 Agosto


Novo pré-aviso de greve para as operações no Terminal XXI, do Porto de Sines: o Sindicato XXI revelou que decidiu, no passado dia 26 de Julho, lançar um novo pré-aviso, fruto de uma «decisão tomada em Plenário de Trabalhadores no dia 31 de Maio».
Foi então lançado «um segundo pré-aviso de greve para o período compreendido entre o dia 12 e 24 de Agosto, para as últimas 3 horas de cada turno», adiantou a entidade sindical. Recorde-se que esta será a segunda acção de protesto: entre os passados dias 2 e 4 de Maio, o Terminal XXI (gerido pela concessionária PSA Sines) foi alvo de paralisação.
«Ruptura total» das negociações entre a PSA/Laborsines e o Sindicato XXI
Entre os fundamentos deste pré-aviso de greve está, explica o sindicato, a «não resolução e aprovação das propostas salariais apresentadas em 9 de Novembro de 2018 dos Departamentos das Operações, Engenharia e Higiene e Segurança e Planeamento», que estiveram na base da primeira greve. Mas não só. Entre as razões está também a «intransigência da empresa nas negociações», que levou à «ruptura total das mesmas».
«A reintegração dos 80 trabalhadores dispensados pela PSA/Laborsines nos meses de Junho e Julho», a «pressão inadmissível e inaceitável por parte de elementos pertencentes à Direcção de Operações e de engenharia junto dos trabalhadores dos departamentos de HST, Planeamento e Engenharia», a «não entrega do relatório prometido com a identificação do responsável pelo descalabro sucedido no plenário de 31 de Dezembro de 2018», a «não resolução das regras do dia de sobreposição do horário em vigor (M/T)» ou o «não cumprimento da lei em vigor sobre os dias seguidos de férias e não cumprimento da cláusula do acordo de Maio 2017 sobre a entrega do mapa de férias no dia 1 de Dez de cada ano», são outros dos fundamentos para o lançamento deste novo pré-aviso de greve.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Alerta para excesso de pesca de atum-patudo nos Açores

A quota do atum-patudo poderá estar prestes a ser esgotada nos Açores, devido à excessiva captura da espécie na região, alertou hoje Jorge G...