sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Navios de carga ganham nova vida como casas ecológicas


Se é verdade que os navios de carga são, durante décadas de vida, responsáveis por uma quantidade elevada de emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, isso não quer dizer que não podem ser usados de forma sustentável. É essa a ideia por trás deste projecto, que pretende reciclar vários navios de carga desactivados, levando-os para terra firme, onde vão ser reconvertidos em moradias, confortáveis, energeticamente eficientes e rodeadas pela natureza.
A ideia foi proposta na Holanda, por quatro empresas a trabalhar em conjunto. Estas pretendem construir um parque, chamado Marine-doc Estate, onde os cargueiros vão ser instalados como se fizessem parte da paisagem natural. Vão ser habitados por pessoas que procurem uma moradia exclusiva, mas que tenham interesse em assegurar a sustentabilidade ecológica da ideia. Só falta encontrar locais para construir o parque, num conceito que pode até ser exportado para outros países.
A peça central deste projecto de construção vai ser o Kempenaar, que no seu tempo foi um dos maiores cargueiros a navegar pelos canais internos da Holanda. Agora, estava marcado para ser desmantelado, até surgir o projecto da Marine-doc Estate, que vai salvaguardar a identidade do Kempenaar ao mesmo tempo que aproveita os 60 metros de comprimento da sua estrutura para servir como lar para uma família. O interior pode ser alvo de uma grande quantidade de personalização, com espaço para um pátio e uma garagem. O convés tem um extenso espaço para jardim com vista para os terrenos circundantes.
As quatro empresas associadas pretendem construir dois condomínios Marine-doc Estate na Holanda e 16 noutros países. Cada um será diferente, acomodando entre seis e 14 navios de carga usados, conforme as condições do terreno. Os condomínios não serão fechados, pelo contrário, terão que ter acesso público, mas com caminhos desenhados para preservar a privacidade dos residentes.
Fonte: Motor24

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança em Singapura.

Sines foi um dos portos convidados pelo MPA – Maritimeand Port Authority of Singapore a participar num exercícioque congregou ainda os porto...