sábado, 3 de março de 2018

Nova espécie de tubarão é encontrada no Oceano Atlântico


O tubarão-albafar é uma das criaturas mais misteriosas dos oceanos. Raríssimos, eles têm um par extra de abertura de guelras e, há muito tempo, dividiram-se em duas espécies: o tubarão-vaca (Hexanchus griseus), que pode viver a até 2,4 mil metros de profundidade (a zona escura dos oceanos, lar dos peixes abissais), e o zorro-olho-grande (Hexanchus nakamurai), que habita os 700 metros de profundidade – mais raso, só que, ainda assim, de difícil alcance para os investigadores.

E agora biólogos descobriram que há uma nova espécie de albafar. Num primeiro momento, acreditaram que se tratava de mais um exemplar de zorro-olho-grande. O zorro, porém, vive no Índico. E a população em questão foi descoberta no Atlântico.

A equipa, então recorreu à genética para fazer o tira teima. Analisaram pares de genes mitocondriais para confirmar que a nova população do Atlântico é diferente o bastante da do Índico para ser considerada uma nova espécie. E ei-la aqui. É o Hexanchus vitulus. Bem vindo ao mundo maravilhoso da catalogação biológica, vitulus!

Fonte: Super Abril

Sem comentários:

Enviar um comentário

António Nabo Martins nomeado Embaixador da Aliança ODS Portugal

No âmbito das celebrações do 10.º aniversário da Aliança ODS Portugal, António Nabo Martins, Presidente Executivo da Associação dos Transitá...