segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Pesca: Ministério do Mar paga primeiros apoios à paragem

Segundo o Ministério do Mar, as restantes candidaturas, envolvendo até agora um conjunto de mais 77 embarcações e 776 pescadores, deverão ter um valor global de novos apoios no montante de 1,86 milhões de euros, com financiamento garantido pelo Programa Mar 2020.



O Ministério do Mar começou esta semana a pagar os primeiros apoios financeiros aos pescadores e armadores devido à paragem obrigatória e temporária na pesca da sardinha no mês de dezembro.

“Nesta primeira fase, foram pagas através do IFAP [Instituto do financiamento da Agricultura e das Pescas] os primeiros  apoios previstos aos operadores que concluíram as suas candidaturas ainda durante o mês de Dezembro, sendo beneficiários os armadores de 23 embarcações da pesca do cerco e um total de 86 pescadores, com um valor global de 267 mil euros”, revela uma nota do Ministério liderado por Ana Paula Vitorino.

O mesmo documento acrescenta que diversos pescadores optaram por receber, em alternativa, o subsídio de desemprego.

Segundo esta mesma nota do Ministério do Mar, as restantes candidaturas, envolvendo até agora um conjunto de mais 77 embarcações e 776 pescadores, deverão ter um valor global de novos apoios no montante de 1,86 milhões de euros, com financiamento garantido pelo Programa Mar 2020.

Para estas candidaturas, estão neste momento “a ser reunidas todas as condições para que os primeiros pagamentos possam vir a ser liquidados no final de Fevereiro, desde que os beneficiários submetam, atempadamente, os respetivos pedidos de pagamento”.

“A interdição da pesca à sardinha vai prolongar-se até final de Abril e visa contribuir para uma mais rápida recuperação do ‘stock’ ibérico desta espécie, tão importante e tradicional”, assegura a referida nota do Ministério do Mar, garantido que os prazo de pagamentos estão a ser cumpridos, “não havendo lugar a atrasos no pagamento desta medida aos seus beneficiários”.

Fonte: JE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança em Singapura.

Sines foi um dos portos convidados pelo MPA – Maritimeand Port Authority of Singapore a participar num exercícioque congregou ainda os porto...