sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Portugal quer enviar peritos a Oman mas abdica de tesouros no mar

O Ministério dos Negócios Estrangeiros disse à RTP que propôs o envio de uma missão de peritos a Oman por causa do naufrágio da Nau Esmeralda, da armada de Vasco da Gama na Índia. O MNE aguarda uma resposta das autoridades omanitas.

A posição do Estado português é não reivindicar espólios. "A melhor contribuição que o Estado português poderá dar para a proteção e valorização dos vestígios do seu património histórico e cultural que se encontram no leito do mar e fundos marinhos, é reivindicar, antes de mais, que os vestígios desse património sejam protegidos (proibindo a sua exploração comercial), estudados e valorizados em exclusivo interesse da Ciência, da Cultura e da Humanidade, de acordo com os princípios da Convenção da UNESCO", acrescentou o MNE.


"Esmeralda Perdida" é da autoria do jornalista Armando Seixas Ferreira e dos repórteres de imagem, Marques de Almeida, Carlos Pinota e Carla Quirino. A edição é de Sara Cravina. 

Fonte: RTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

NASA indica zonas de Portugal mais afectadas pela subida do nível do mar até 2100

Quer se acredite ou não nas alterações climáticas, é inegável os sinais que vão surgindo com alguma regularidade no que concerne à temperatu...