sábado, 8 de abril de 2017

Cargas esperam até oito semanas para serem embarcadas

A falta de capacidade no transporte de contentores entre a Europa e a Ásia está a causar atrasos de até oito semanas nos envios das mercadorias, denuncia o Conselho Europeu de Carregadores (ESC, na sigla em inglês).


O assunto motivou uma reunião de emergência do ESC. “Esta reunião teve lugar na semana passada e centrou-se na actual situação no sector marítimo: os bens a exportar têm estado à espera até oito semanas para serem carregados nos navios. A capacidade presente é insuficiente para realizar todos os embarques”, refere a nota divulgada a propósito.
O órgão representante dos carregadores na Europa salienta que esta realidade “está a obrigar muitas empresas a cancelarem os contratos de vendas existentes e a limitarem as vendas futuras. Para o ESC, este é um motivo de preocupação para as exportações europeias e as consequências negativas para a competitividade da economia europeia”.
O ESC diz ainda ter dúvidas sobre se a situação actual é o resultado duma normal adaptação do mercado às mudanças na oferta de capacidade no sector marítimo (por causa do arranque das novas alianças, por exemplo), ou se “é um cenário artificialmente criado por determinadas companhias marítimas para aumentar a sua rentabilidade”.
Na sequência da reunião de emergência, o conselho de administração do ESC decidiu criar um grupo temporário de observadores, composto por representantes dos exportadores europeus, para acompanhar de perto a situação. “A informação recolhida será usada para decidir possíveis passos seguintes”, indica o ESC.
Fonte: T e N

Sem comentários:

Enviar um comentário

Chefe do Estado-maior da Armada recebe condecoração do Exército da Colômbia.

O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, foi condecorado, pelo Embaixador da Colômbia em Portugal, Jo...