sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Mike Stewart disputa campeonato do mundo de bodyboard em Viana


Mike Stewart, um dos criadores do bodyboard está entre os cerca de 80 atletas que vão disputar, de 21 a 25 deste mês, em Viana do Castelo a sexta etapa do campeonato mundial da modalidade, revelou a organização.
"É uma referência, uma figura lendária da modalidade que nos orgulha muito ter em Viana do Castelo", afirmou esta quinta-feira o presidente do Surf Clube de Viana do Castelo (SCV), João Zamith.
O responsável, que falava em conferência de imprensa no Centro de Alto Rendimento durante a apresentação da prova, sublinhou que Viana do Castelo tem "responsabilidades históricas" no desenvolvimento do bodyboard uma vez que, "em 1994, o SCV conseguiu trazer a prova para a cidade realizando-se, pela primeira vez, fora do Havai, e levando à criação do World Tour".
A prova de Viana do Castelo que conta com o apoio da Câmara local e da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP), vai decorrer na praia da Arda, em Afife, e contará ainda com a participação do sul-africano Jared Houston, campeão mundial em título.
Zamith adiantou que o clube "tem provas dadas e grande capacidade organizativa", sendo este o quarto mundial de bodyboard que realiza.
O currículo do clube conta ainda com a organização de "três europeus de bodyboard, três mundiais e europeus de surf e largas dezenas de campeonatos nacionais e regionais".
O presidente do SCV referiu que este tipo de evento desportivo "tem um impacto muito grande", estimando "em cerca de 1 milhão o número de pessoas que vão acompanhar, através das transmissões em direto, a etapa do tour mundial".
João Zamith revelou também que a prova de Viana do Castelo "vai integrar um jogo mundial de bodyboard praticado por milhões de pessoas e que levará bem longe o nome da cidade".
Na sexta etapa, onde estão em causa quatro mil pontos no ?ranking' e 25 mil dólares em prémios, vão marcar presença 80 atletas de Portugal, França, Espanha, Brasil, Austrália, África do Sul, Chile, Argentina, Peru, EUA - Hawai, Marrocos e Inglaterra.
Paralelamente, também na mesma data e na mesma praia vai decorrer o mundial de bodyboard de juniores, para atletas sub-18 e com um prémio de dois mil dólares.
Presente no encontro com os jornalistas, o presidente ERTPNP, Melchior Moreira frisou que os eventos desportivos "são um produto estratégico" para a região por "representarem um retorno financeiro fantástico no turismo".
No entanto, o responsável reclamou a atribuição de "mais apoios para a promoção turística" da região.
"É preciso olhar para o turismo com outros olhos. É preciso mais apoio para a promoção turística. Nós temos capacidade de fazer mais mas precisamos de mais apoios, ou seja, de descentralização do poder central para as áreas regionais" disse.
Elogiou a aposta da Câmara local nos desportos náuticos quer através da construção de equipamentos desportivos quer do programa "Náutica nas Escolas" implementado há três anos.
Já o presidente da Câmara, José Maria Costa referiu que a escolha de Viana do Castelo para o evento mundial "resulta do um trabalho sério, construtivo e de responsabilidade dos dirigentes desportivos que tem sido apoiado pelas entidades públicas".
"A construção de um conjunto de equipamentos desportivos permitem agora potenciar o território, dando projecção internacional à cidade e ao país", referiu.
Na véspera do arranque da competição vai decorrer a primeira conferência mundial com o tema "Passado, Presente e Futuro do Bodyboard".
Além do campeonato do mundo, já nos dias 17 e 18 o SCV vai organizar o campeonato Luso Galaico, entre surfistas galegos e portugueses e vai acolher a Semana Europeia do Desporto.
"Viana é a única cidade em território nacional a acolher um evento oficial da Comissão Europeia, no dia 12 de Setembro, com a presença de 12 associações sociais e cerca de 200 praticantes", explicou João Zamith.
Fonte: O Jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Martifer: Maior investimento em 15 anos nos estaleiros navais de Viana do Castelo

A Martifer avançou finalmente com a construção de uma nova doca seca nos estaleiros navais de Viana do Castelo, destinada à reparação naval ...