sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Baleia chega a Lisboa arrastada por navio de carga

O barco, que vinha de Marrocos para Lisboa, trazia uma baleia morta presa na proa. O animal só será retirado de dentro de água amanhã.


Um cargueiro que atracou no passado domingo de manhã em Lisboa trazia, preso na proa, uma baleia morta, noticiou a SIC Notícias. O corpo da baleia será retirado da água e incinerado.
O animal, que terá entre 12 e 15 metros, foi entretanto rebocado desde a Doca de Alcântara, onde atracou o navio de carga, até junto do Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo do Porto de Lisboa, em Algés.
O barco era proveniente de Marrocos e tinha como destino Lisboa. No caminho percorrido passou por uma zona que é normalmente usada pelas baleias que procuram alimento.
Marina Sequeira, técnica do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, disse à SIC Notícias que se pode tratar de uma baleia-comum – uma espécie ameaçada, que foi alvo de caça intensiva durante muitos anos e que ainda não conseguiu recuperar o número de indivíduos.
Mas só será possível confirmar a que espécie pertence na segunda-feira, depois de o animal ser retirado da água. Nessa altura serão também recolhidas algumas amostras para análise e de seguida a baleia será encaminhada para incineração.
Fonte: Observador

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cruzeiros superam pré-pandemia com 31M de passageiros em 2023

A CLIA -  Cruise Lines International Association (CLIA), o líder da global comunidade de cruzeiros, emitiu o seu Relatório Anual sobre o Est...