quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Obras do Canal da Nicarágua podem avançar

O governo da Nicarágua aprovou o estudo de impacto ambiental para a construção do canal que ligará o Atlântico ao Pacífico através do país.


O projecto, orçado em 50 mil milhões de dólares (46,6 mil milhões de euros), promete uma batalha titânica com o Canal do Panamá, cuja obra de alargamento está em fase de finalização, devendo ser inaugurada em Abril de 2016.
O Canal da Nicarágua será construído pela HKND (Hong Kong Nicaragua Canal Development Investment Company), empresa liderada pelo chinês Wang Jing e que suportará o investimento em troca da concessão por um prazo de 100 anos. Desde a empresa indicam que os trabalhos preparatórios podem começar ainda em 2015 e que a obra principal arrancará no fim de 2016.
De acordo com a HKND, a abertura do canal ocorrerá cinco anos após o começo da obra principal.
O canal atravessará a Nicarágua, de Punta Gorda, na costa atlântica, a Brito, no Pacífico, passando pelo lago Nicarágua, no centro do país. Terá uma extensão de 275 quilómetros, 230 a 530 metros de largura e fundos de até -30 metros.
O projecto compreende, além do canal propriamente dito, uma zona franca, dois portos de águas profundas (um em cada extremo), um aeroporto internacional (na província de Rivas), estradas, instalações turísticas e, ente outras estruturas, centrais eléctricas e unidades de fornecimento de matérias-primas.
Fonte: T e N

Sem comentários:

Enviar um comentário

Desvios de rotas aumentaram perda de contentores no Mar

Apesar de a tendência geral mostrar melhorias na redução de contentores perdidos no mar, o ano de 2024 registou um aumento significativo des...