domingo, 27 de setembro de 2015

A 1ª fábrica de ondas perfeitas em Portugal vai abrir dentro de 2 anos


A autarquia de Vila Nova de Gaia e a SVQ Invest vão trazer para a zona da Madalena um inovador parque de ondas artificiais, segundo confirmou esta semana o presidente da autarquia de Gaia, Eduardo Vitor Rodrigues.
A câmara aprovou por unanimidade um plano para a construção deste jardim de ondas, prevendo que esteja concluído dentro de dois anos na zona da Madalena, graças a um investimento privado na ordem dos 10 milhões de euros.
O Wavegarden é um novo conceito de tecnologia que cria ondas artificiais em piscinas, desenhado de forma a poder proporcionar até 120 ondas tubulares e perfeitas por hora, independentemente de variáveis como marés, ondulações ou vento. As ondas desenrolam depois por uma extensão de mais de 220 metros sem perder força ou forma, ou seja, permitindo surfar até 20 segundos numa única onda. É uma infraestrutura alternativa à praia.
A tecnologia patenteada usa um fole hidrodinâmico que desliza ao longo do chão, empurrando a água da lagoa artificial ao longo de 300 metros e criando a ondulação que curva sobre os bancos laterais da lagoa e quebra em direcção ao centro da lagoa, criando 2 ondas simultâneas.
Ao chegar à extremidade, o fole gira 180 graus e regressa à posição inicial, criando novamente ondas idênticas na direcção oposta. As ondas resultantes têm cerca de 1,20 metros de altura, embora modelos de simulação avançados mostrem que o Wavegarden pode produzir ondas de qualquer tamanho ou comprimento, conforme o tamanho da lagoa.
Vencedor de vários prémios internacionais, o desenvolvimento do conceito Wavegarden teve início em 2005 pelas mãos da empresa basca Instant Spot. A estrutura de baixo custo ambiental consome em média 270 kW, já abriu portas no País de Gales e em Espanha (para testes, apenas), e tem ainda projectos em vários estágios de desenvolvimento para Marrocos, Dubai, Austrália, França, Alemanha, Suíça, EUA e Brasil, e mais recentemente, Portugal.
Desenvolvido e explorado comercialmente pela SVQ Invest, especializada em desenvolvimento de projectos de turismo, desporto, saúde, lazer e imobiliário, e representante da exclusiva da Wavegarden em Portugal, Angola e Moçambique, o projecto de investimento privado tem um prazo de 2 anos, e tem todo o apoio da autarquia.
O crescimento elevado de praticantes de surf em Portugal está em linha com o resto do mundo, onde figura no ranking dos 20 desportos mais populares do planeta, pelo que o retorno comercial esperado é elevado, já que a estrutura pode funcionar quer de forma isolada, quer como complemento de parques aquáticos ou outras estruturas turísticas.
Fonte: Dinheiro Vivo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Presença de de Mega-Iates cresce nos Portos da Madeira.

A chegada do Gelliceaux, o terceiro iate que hoje acostou no Porto do Funchal, fazendo companhia ao Melek que chegou ontem de manhã, e o Ane...