segunda-feira, 4 de maio de 2015

Cavaco Silva quer ver a Economia do Mar a criar Emprego

O Presidente da República iniciou uma visita de três dias à Noruega, acompanhado por uma extensa comitiva de empresários e investigadores (cerca de 70), e com os assuntos do Mar a dominarem a agenda. Cavaco Silva considera que, nesta área, a Noruega é um parceiro natural.


Cavaco Silva admite que nunca falou tanto de economia do mar em tão pouco tempo, como vai falar nesta visita. Em conversa informal com os jornalistas, ainda no voo para Oslo, o Presidente da República sublinhava a dimensão da comitiva, com cerca de 70 empresários e investigadores, e não hesitou em classificar esta como uma das mais importantes viagens presidenciais.
Esta manhã, no Centro de Investigação da Noruega, perante uma plateia de investigadores e empresários dos dois países, Cavaco Silva definiu o objectivo: "Temos de construir novos caminhos para o crescimento económico sustentável e para a criação de emprego. Tenho sido um forte defensor da necessidade incontornável de Portugal consignar mais recursos ao desenvolvimento da economia do mar, e transformar a sua pequena base numa fonte económica sólida para o país".
Aquacultura, biotecnologia marinha, exploração de recursos energéticos, seja nas fontes tradicionais ou alternativas. O Presidente diz que esse é um desígnio que começa a entrar nas políticas públicas em Portugal, e deixa um elogio a Assunção Cristas.
"Esta linha de pensamento tem sido incorporada nas nossas políticas públicas e a Ministra da Agricultura e do Mar tem sido a sua principal promotora", afirmou.
A Noruega já percorreu esse caminho há décadas, e mesmo excluindo a exploração de petróleo e gás natural, o peso da economia do mar no PIB norueguês é de cerca de 20%. Em Portugal não passa dos 3%. Daí que este seja um parceiro óbvio.

Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Martifer: Maior investimento em 15 anos nos estaleiros navais de Viana do Castelo

A Martifer avançou finalmente com a construção de uma nova doca seca nos estaleiros navais de Viana do Castelo, destinada à reparação naval ...