quinta-feira, 30 de abril de 2015

Oceanos avaliados em 24 triliões de dólares americanos


O valor dos oceanos está à altura das economias mais importantes do mundo, mas os seus recursos estão a diminuir de forma acelerada, de acordo com um relatório divulgado hoje pela WWF.
O relatório, ‘Reviving the Ocean Economy: the case for action – 2015’ (Revitalizar a Economia dos Oceanos: o caso de ação 2015), analisa o valor dos oceanos, à altura de uma grande potência económica, e destaca as ameaças que podem ditar o seu colapso.

O valor dos activos dos oceanos é estimado no relatório como sendo de, pelo menos, US $ 24 triliões. Num exercício de comparação com as 10 melhores economias do mundo, os oceanos ocupariam o sétimo lugar com um valor anual de bens e serviços de US $ 2,5 triliões.

O relatório, produzido em parceria com o ‘Global Change Institute’ da Universidade de Queensland e com o ‘Boston Consulting Group (BCG)’, é a análise mais actual e mais focada nos activos dos oceanos. Reviving the Ocean Economy revela a enorme riqueza do mar através de avaliações de bens e serviços que vão desde a pesca à protecção contra tempestades costeiras; mas o relatório também descreve o ataque implacável aos recursos do oceano através de sobre-exploração, o seu uso indevido e alterações climáticas.

"O valor dos oceanos está à altura das riquezas dos países mais ricos do mundo, mas está a naufragar até às profundezas de uma economia fracassada", disse Marco Lambertini, Director Geral da WWF. "Como accionistas responsáveis, não podemos manter esta forma imprudente de agir, se queremos continuar a extrair bens valiosos dos oceanos, sem investir no seu futuro."

De acordo com o relatório, mais de dois terços do valor anual dos oceanos dependem das condições saudáveis ?que garantam a sua produção económica anual. Pescarias em colapso, desflorestação de zonas húmidas, desaparecimento dos corais e ervas marinhas estão a ameaçar este motor económico marinho que protege vidas e meios de subsistência um pouco por todo o mundo.

"Ser capaz de quantificar o valor anual dos oceanos no mundo mostra-nos que estão em jogo números concretos, do ponto de vista económico e ambiental. Esperamos que isto sirva como uma chamada de atenção aos líderes empresariais e decisores políticos, para que, de forma mais informada, possam tomar decisões mais calculadas quando se trata de pensar o futuro da nossa economia oceânica", disse Douglas Beal, Director do Boston Consulting Group.

Uma pesquisa apresentada no relatório demonstra que o oceano está a mudar mais rapidamente do que em qualquer outro momento em milhões de anos. Ao mesmo tempo, o crescimento da população humana e a dependência do mar faz com que a recuperação da economia do mar e dos seus activos principais tenha um carácter de urgência global.

"O oceano vive um risco maior agora do que em qualquer outro momento registado na história. Estamos a extrair demasiados peixes, a despejar muitos poluentes; o aquecimento e acidificação do oceano estão num ponto em que os sistemas naturais essenciais simplesmente vão parar de funcionar", disse Ove Hoegh-Guldberg, o principal autor do relatório e Director do Instituto de Mudança Global da Universidade de Queensland, na Austrália.
O Relatório "Reviving the Ocean Economy: the case for action – 2015" está disponívelonline
Fonte: Naturlink

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...