terça-feira, 14 de abril de 2015

Um ano de "Cabaz do Mar" leva toneladas de peixe para Odemira.

Pescadores de Azenhas do Mar vendem peixe directamente aos clientes do concelho. E têm vários em lista de espera.


O primeiro ano do projecto "cabaz do mar", promovido por pescadores de Azenha do Mar, levou três toneladas de peixe fresco da costa de Odemira, no Alentejo, às portas de mais de uma centena de consumidores locais.

Em média, por semana, foram entregues 30 cabazes com três quilos de peixe já amanhado pela Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar, uma pequena comunidade piscatória da freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, distrito de Beja, disse esta segunda-feira à agência Lusa a coordenadora do projecto, Ivânia Guerreiro.

De acordo com a responsável, os números referem-se ao período entre Março e Dezembro de 2014, uma vez que quase não houve movimento nos primeiros três meses deste ano, por impossibilidade de os pescadores saírem para a faina devido ao estado do mar.

Em todo o mês de Fevereiro, os barcos de pesca saíram apenas em cinco dias e este é, segundo Ivânia Guerreiro, o "maior constrangimento" deste projecto pioneiro de venda directa de peixe aos consumidores, que permite eliminar intermediários e fazer reverter um valor "mais justo" para os pescadores.

A instabilidade das entregas levou, no entanto, à desistência de quatro clientes, sendo que outros seis prescindiram do serviço por desejarem com maior frequência espécies "mais nobres", como linguado, besugo, robalo e dourada. Mas, neste cabaz, "tudo o que vem à rede é peixe", literalmente, e um terço do seu peso, ou seja, um quilo, é composto por espécies menos valorizadas (choupa, rascasso ou bodião, entre outras).

O projecto começou em Março do ano passado, por iniciativa da Taipa, uma cooperativa na área da solidariedade e do desenvolvimento, cofinanciado por fundos comunitários, estando, desde Novembro, completamente nas mãos dos pescadores. Num ano, angariaram cerca de 120 clientes, compraram uma carrinha com imagem personalizada, que é agora o "cartão-de-visita" do projecto, e disponibilizaram um sítio na Internet e uma página na rede social Facebook.

O crescimento do "cabaz do mar", motivado sobretudo pela publicidade "boca-a-boca", levou a que a associação tenha começado a comprar peixe não só na lota da Azenha do Mar, mas também nas de Entrada da Barca, igualmente na freguesia de São Teotónio, e de Vila Nova de Milfontes, esta a cerca de 45 quilómetros.

Este alargamento aumenta os custos do cabaz, cujo preço de venda é de 22 euros desde o início do ano, mas impõe-se devido à necessidade de ter peixe em quantidade e variedade para entregar aos clientes, referiu Ivânia Guerreiro. O projecto, ainda assim, "paga-se a si próprio", garantiu a responsável, embora "não tenha lucro", o que é compensado pelo retorno "muito bom" em termos sociais, pela visibilidade que ofereceu à comunidade piscatória.

Actualmente, o cabaz é distribuído apenas nas freguesias do litoral do concelho de Odemira, por uma questão de gestão dos custos, mas a criação de parcerias poderá permitir a expansão para as localidades do interior, onde há clientes em lista de espera desde que a iniciativa foi criada.

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mercado volátil comprime Portos Europeus e dos EUA.

A turbulência na actividade económica, os eventos sucessivos de várias áreas e uma imprevisibilidade como há muito não era vista, está a ter...