Se tem peixes em casa dentro do aquário, o melhor é mesmo deixá-los onde estão. Os peixes dourados, uma vez libertados em lagos ou rios, podem desenvolver um ecossistema, de muitos outros peixes dourados e com tamanhos que as vezes podem surpreender. Passam de miniaturas que nadam num aquário a monstros do lago.
Investigadores da Universidade de Murdoch, na Austrália revelaram à revista Time, que quando deixados em lagos ou rios, estes peixes criam um ecossistema. O potencial de crescimento aumenta quando são colocados noutro habitat que não o aquário, no caso dos peixes dourados e outros peixes de aquário. Nos lagos, eles comem a comida que os peixes que lá vivem comem, criando problemas de alimentação e portanto de sustentabilidade das espécies. Além disso, trazem doenças exóticas.
"Colocar peixes de água fria (em lagos ou rios) é uma das maiores ameaças mundiais à biodiversidade aquática", diz um estudo da Universidade de Murdoch. "Os peixes dourados estão a comer os alimentos e usam o habitat que está destinado aos peixes nativos", explicou Jeff Cosgrove, investigador da Universidade de Murdoch, citado pela televisão pública australiana. Retirá-los do ambiente em que foram colocados revela-se uma tarefa difícil, sendo assim impossível recuperar alguns ecossistemas, acrescentou Jeff Cosgrove à Time.
Fonte: Sábado
Sem comentários:
Enviar um comentário