terça-feira, 31 de março de 2015

Vela Solidária na 1ª Prova de Apuramento Nacional Access 2015

Realizou-se no passado fim-de-semana a 1ª Prova de Apuramento Nacional da Classe Access 2.3 e 303. A 1ª PAN foi organizada pelo Clube Naval Povoense, na Póvoa do Varzim, nos dias 27 e 28 de Março, e contou com a participação de 23 velejadores e 6 regatas ao longo de 2 dias de prova.


Para a equipa da Vela Solidária e o Iate Clube da Marina de Portimão, o 1º dia foi marcado por algumas estreias, com dois velejadores a iniciarem-se na classe 2.3 e uma dupla “remodelada” em 303.
Um menção especial ao velejador estreante Noel Coelho, que revelou uma prestação muito concisa e positiva, cumprindo todos os objectivos que lhe foram propostos.
No primeiro dia de prova, João Pinto e Guilherme Ribeiro alcançaram dois 4ºs lugares e um 2º lugar. João Silva não completou nenhuma Regata e Luís Ramalho completou duas das 3 que foram realizadas.
No geral, foi um dia marcado por alguma ansiedade, vento forte e alguma ondulação, o que comprometeu um pouco as prestações e aspirações dos atletas.
No 2º dia de PAN João Pinto e Guilherme Ribeiro ganharam todas as regatas do dia, ficando em 1º lugar na geral.
João Silva acabou a prova em 9º lugar, Luís Ramalho em 8º e Noel Coelho em 6º. De notar que Luís Ramalho ganhou a 1ª regata do dia de hoje na classe 2.3 e Noel Coelho ficou num excelente 2º lugar na 2ª regata de hoje.
Um balanço muito positivo para toda a equipa no final dos dois dias de prova.
A Vela Solidária é um Projecto de Cariz Social que promove a prática da vela a pessoas portadoras de deficiência, criando condições materiais e humanas à acessibilidade e integração social dos seus praticantes, com relevo especial à formação de todos os interessados e seus acompanhantes.



A vela torna-se então uma oportunidade privilegiada de obter (ou manter) uma relação com os desportos aquáticos e o mar.

 As dificuldades existem, obviamente, mas são ultrapassadas pelo voluntarismo e pela vontade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...