quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Partidos defendem “estratégia definitiva” para dragagens nos portos de pesca


O PSD defendeu que o governo "reforce o investimento em obras de dragagem nos portos nacional, nomeadamente no da Póvoa de Varzim"
Todos os partidos com representação da Assembleia da República defenderam hoje a necessidade de intervenções nos portos de pesca nacionais e na orla costeira.
No debate no parlamento esteve, concretamente, o porto de pesca da Póvoa de Varzim, que há vários meses apresenta níveis de assoreamento graves, que impedem a navegação das embarcações com segurança.
PSD, CDS, PS, PCP e BE, que apresentaram projectos de resolução sobre o tema, foram unânimes em admitir a necessidade de definir uma estratégia definitiva para as dragagens nos portos do país, com vista a maior segurança dos pescadores e o desenvolvimento da economia no sector.
O PSD defendeu que o Governo "reforce o investimento em obras de dragagem nos portos nacional, nomeadamente no da Póvoa de Varzim".
"A segurança dos portos é crucial para um país que se pode posicionar como país de referência no sector das pescas. É necessário garantir a segurança na entrada dos portos para acabar com os fechos das barras que impedem a saída dos barcos", disse Afonso Oliveira, deputado social-democrata.
Já o PCP, pela voz do deputado Jorge Machado, entende que "o caso do porto de pesca da Póvoa de Varzim é um escândalo nacional", lembrando que " surgiu uma praia devido à acumulação de areia na entrada da barra".
Os comunistas exigiram o "total desassoreamento em 2015 e um estudo técnico para resolver este problema na Póvoa de Varzim".
No Projecto de Resolução do CDS, é sugerida a criação de um plano de prioridades de obras nos portos de pesca do país".
Michael Seufert, deputado centrista, entende que o Governo não "tem descartado este assunto", reforçando: "as melhorias à navegação e dragagens não são abrangidas por fundos comunitários".
Pedro Filipe Soares, deputado do Bloco de Esquerda, defendeu a criação de um Plano Nacional de Dragagens, para "perceber como estão os portos e compreender se a actividade económica que fica condicionada com este problema".
O parlamentar do BE defende, ainda, que as areias sejam colocadas na costa para evitar o avanço do mar.
Pelo PS, Jorge Fão explicou que o Projecto de Resolução deste partido recomenda o "planeamento estratégico das intervenções dos portos, se agilizem as dragagens e que haja mais investimento nesta matéria".
"Deve existir um serviço de monitorização sobre o assoreamento dos portos para termos uma resposta mais rápida", completou Jorge Fão.
Os Projectos de Resolução serão votados esta sexta-feira na Assembleia da República.

Fonte: Lusa/Ionline

O


Sem comentários:

Enviar um comentário

António Nabo Martins nomeado Embaixador da Aliança ODS Portugal

No âmbito das celebrações do 10.º aniversário da Aliança ODS Portugal, António Nabo Martins, Presidente Executivo da Associação dos Transitá...