terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Identificado réptil gigante do tempo dos dinossauros na Escócia



Um réptil gigante marinho, da ordem dos ictiossauros, e que evoluiu há 170 milhões de anos nas águas da actual Escócia, foi identificado, anunciou ontem a Universidade de Edimburgo.
A criatura, contemporânea dos dinossauros, foi identificada graças a um fóssil encontrado na ilha escocesa de Skye, a maior do arquipélago das Hébridas interiores.
A nova espécie assemelha-se a um golfinho, podendo medir mais de quatro metros de comprimento. Vivia no período do Jurássico, em águas pouco profundas, na região onde se situa actualmente a Escócia.
O réptil recebeu o nome de "Dearcmhara shawcrossi", com a primeira palavra, em gaélico escocês, a significar lagarto marinho e a segunda a basear-se no nome Brian Shawcross, um curioso que descobriu o fóssil em 1959.
"No tempo dos dinossauros, as águas escocesas eram povoadas por grandes répteis do tamanho de barcos a motor. Os fósseis são muito raros e, pela primeira vez, encontrámos uma nova espécie, unicamente escocesa", afirmou Steve Brusatte, professor na Universidade de Edimburgo, realçando "a generosidade do coleccionador que doou os ossos [do réptil] a um museu" e, sem a qual, os cientistas não teriam sabido da existência "deste extraordinário animal".
O réptil mais conhecido da Escócia é o monstro de Loch Ness, o legendário animal aquático que leva anualmente milhares de turistas às margens do lago, situado nas Highlands (Terras Altas).
Fonte: DNoticias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...